22 outubro 2010

Início do Blog dos irmãos Gonçalves

Aqui estamos nós, 
Somos dois irmãos, Carlos e Horácio Gonçalves, vivemos em Santo Tirso e para além de muitas coisas em comum, temos os "passarinhos" como grande paixão. Esta paixão foi-nos transmitida pelo nosso avô materno, Manuel Alves. Desde sempre o Sr. Manuel teve em sua companhia várias aves da fauna europeia, os quais eram sempre "apanhados" por ele próprio, com várias armadilhas desde o famoso alçapão, até ao "caniço". A ave preferida do nosso avô era o Pintassilgo. Engraçado, pois a nossa ave preferida é o Pintassilgo.
Bem, nós apesar de termos algumas aves de fauna europeia, criámos, para já, canários (Lipocromo Amarelo, Lipocromo Branco, Ágata Vermelho Mosaico e Lipocromo Vermelho Mosaico) e Mandarins (criação em colónia). 
Ao princípio apenas tínhamos um pequeno espaço em que todos as aves partilhavam esse mesmo espaço. As aves que habitavam aquele pequeno espaço eram Pintassilgos, Verdelhões, Lugres, "Sereginas", Mandarins e um ou outro canário.
A paixão pela criação de canários deveu-se ao facto de um certo dia ter-mo-nos esquecido de um rolo de fita-cola das grandes no viveiro e para nosso espanto verificamos mais tarde que algum passarinho estava a usar esse mesmo rolo para fazer ninho. Claro que deixamos essa construção ir até ao fim e passados alguns dias o ninho já tinha algumas ovas, das quais nasceu um passarinho (que grande alegria!). De referir que os pais desse passarinho era um verdelhão fêmea e um canário lipocromo amarelo, logo o a cria era e é um híbrido. De referir que este lindo passarinho ainda é vivo e é muito lindo ouvi-lo cantar as sua melodias.
Com este acontecimento, foi despertado um enorme sentimento em nós para que fizemos criação de canários. No ano seguinte fizemos umas pequenas obras no viveiro e passamos a criar no primeiro ano com dois casais de canários lipocromos amarelos e também iniciamos a criação de mandarins (outra ave de que gostamos muito).
Actualmente temos um novo canaril, feito pelo nosso pai, a quem agradecemos muito e, é neste que continuamos com a nossa paixão.
Posteriormente falaremos mais sobre esta nossa paixão e seu início e colocaremos aqui fotos do nosso canaril e do nosso híbrido.
Um breve até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário