06 janeiro 2011

Diamantes Mandarim - Novas Criações 2011

Como sabem, nós criamos Diamantes Mandarim em colónia. Depois de um ano de 2010 cheio de novos Diamantes (mais de 100), decidimos em Setembro de 2010 dar descanso aos casais reprodutores. Com esta pausa tivemos a oportunidade de ver quais os Diamantes Mandarim que queríamos manter e quais as aquisições que devíamos fazer. Depois de tal selecção feita e de algumas aquisições (sempre machos), ficamos com o plantel para 2011 completo, ou seja, 13 casais de Diamantes Mandarim.
De referir que quase sempre só adquirimos novos Diamantes Mandarim machos, pelo facto de assim não ser possível haver cruzamento de aves do mesmo sangue (as aves que ficamos para nós são sempre fêmeas nascidas no nosso viveiro), já que na criação em colónia não nos é possível seleccionar os casais e poderiam haver casais feitos por aves com o mesmo sangue. Julgamos ser esta a forma mais eficaz para resolver esse problema.
Bem, depois de três meses de descanso, nos inícios do ano, decidimos colocar os ninhos para que os Diamantes começassem uma nova criação. Para esse efeito, colocámos 14 ninhos (um a mais do que o número de casais) e de um momento para o outro já grande parte destes estavam quase cheios de palha, ou seja, os ninhos quase todos construídos. Passados alguns dias já estavam a surgir ovos em muitos deles e actualmente já estão no choco várias fêmeas. Vamos ver o que o futuro nos trará, mas pela nossa experiência, estas primeiras posturas são sempre mais fracas em número de crias do que as posteriores, de qualquer das formas nascem muitas aves novas.
De referir que na criação em colónia, raramente dá-se o caso de morte de umas das crias, isto depois destas abandonarem o ninho, já que normalmente saem do ninho muitas aves em alturas iguais, o que origina que os pais muitas das vezes alimentam crias que não são suas.
Brevemente postaremos aqui fotos das novas criações.
Um breve até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário