26 janeiro 2011

Diamantes Mandarim - Criações 2011

Como prometemos, aqui deixamos algumas fotos das criações de 2011 dos nossos Diamantes Mandarim (Criação em Colónia):











Estes Diamantes Mandarim nesta fase das criações alimentam-se de Mistura para Exóticos da Pet Cup, de Papa Amarela húmida, de pão (adoram comer!), de verduras (couve, nabiça, espinafres, etc...) e germinado.
Daqui a algum tempos daremos novidades sobre a evolução das crias.
Um breve até já!

10 comentários:

  1. Boas amigos.

    Que a criação continue a correr pelo melhor.

    Abraço, Gonçalo Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Sr. Gonçalo.
    Cumprimentos,
    Carlos e Horácio Gonçalves

    ResponderExcluir
  3. boa tarde
    tenho aves (mandarins)e nao consigo tirar criaçoes se pode me dar algumas dicas tenho essas em casais separados (5 casis)
    Obrigado mario costa

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde Sr. Mário Costa.
    Quando comecei a criar mandarins, também tinha os casais separados em viveiros de criação normais e, como o Sr. Mário, tinha dificuldades em tirar algumas crias. Depois disto optei pela criação em colónia, o que fez que cada casal tirasse cerca de 20 crias por ano. O que o aconselho a fazer é colocar bastante comida (mistura normal para exóticos, papa húmida, pão, verduras e germinado), julgo que as aves quando têm bastante e diversificada comida ao dispor, ficam com mais "apetite" para criar. Ter sempre ao dispor dos mandarins grit e osso de choco. Em relação ao ninhos uso sempre ninhos fechados, embora já tive casais que me criaram em ninhos para canários, mas nestes e por vezes, algumas crias caíam abaixo dos ninhos e acabavam por morrer.
    De vez quando e alternadamente dou na água vinagre de cidra, vitaminas B e Galarex (produto da Orni-Ex). Em relação ao material que coloco ao dispor dos mandarins são palha normal (seca) que apanho dos campos e de vez em quando coloco também as sobras que os canários deixam nos fundos. Espero ter ajudado e mais alguma, faça o favor de dizer. Sempre ao dispor.

    ResponderExcluir
  5. Eu coloco ao dispor deles grite,papa húmida,mistura de exóticos,complexo b,e ferti-vit (versele-laga).Quanto aos ninhos coloco os de canário e também as caixas em madeira e eles escolhem ,ponho aos dispor deles sisal.Para que serve o vinagre de sidra.E eles comem pão e verduras quais os que coloca.O meu muito obrigado Mário Costa

    ResponderExcluir
  6. Olá Sr. Mário Costa.
    Os meus Diamantes Mandarim adoram comer pão. É uma alegria quando lhes deito. O pão é o normal (no Sul chamam-lhe bijou e no Norte chamam-lhe "trigo"). Quanto às verduras coloco couve, nabiça ou espinafres.
    Quanto ao vinagre de cidra ou maçã:

    "O vinagre de sidra é um produto muito fácil de encontrar, qualquer supermercado, mercearia ou mesmo ervanária têm.
    E um produto natural. Muitas pessoas utilizam no tempero de saladas e outros alimentados.
    Quanto a parte ornitológica.
    O vinagre de sidra faz o mesmo efeito que a colina. Este conte uma substancia a qual se da o nome de “coilina”.
    Já se sabe que os problemas hepáticos nas aves muitas vezes são provocados por excesso de gordura no fígado, a alteração da flora intestinal (parte que protege o estômago) normal, causa frequentemente infecções intestinais.
    Quanto aos benefícios para as aves são vários.
    Quando as aves estão demasiado gordas por norma costuma se comprar “colina” e fazer-se uma dieta de sementes.
    Quase todas as sementes são ricas em gordura claro que não ceram todas as sementes, mas muitas são. As sementes ditas sementes pretas (cânhamo, nabo, níger, entre outras) são muito ricas em gordura. As aves mais gulosas se não se tiver algum cuidado acabaram por dar problemas. A ave deixa de comer todas as sementes e começa por fazer uma alimentação pouco adequada comendo só um ou dois tipos de alimentos, por norma sementes pretas.
    Os primeiros sintomas visíveis a olho nu. São fadiga ao fazer pequenos voos, arfar em dias de muito calor, a ave parece muito forte, o que ate nos parece bem, pois a ave parece maior, dificuldades na criação (as copulas são falhadas) … etc.
    A utilização do vinagre de sidra durante alguns períodos do ano vai resolver muitos dos problemas a que me referi entre outros.
    O vinagre de sidra contem uma substancia “coilina” que é de grande consistência quando ingerida pelas aves e fixa-se nas paredes musculares internas do estômago da ave protegendo o e fazendo que este fique mais forte. Assim pode facilitar na digestão e eliminação das gorduras.
    Isso pode conseguir-se com a administração de vinagre de sidra.

    Modo como se deve utilizar.
    Diluir uma colher cheia de sopa (10ml) por cada litro de água.
    Repetir esta operação duas vezes por semana, nos outros dias água normal.

    Como curiosidade. Há criadores que juntam o vinagre de sidra na água do banho das suas aves. A sua acidez tem propriedades que as aves apreciam. As plantas e frutos são utilizados na natureza por muitos animais selvagens como anticéptico para evitar muitas moléstias pragas."

    Cumprimentos,

    ResponderExcluir
  7. o meu muito obrigado.Também sou de santo Tirso mais concretamente de burgaes .Os meus comprimentos e boas criações , Mário Costa

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Sr. Mário Costa.
    Quando quiser passar por minha casa e ver a passarada, é só dar um alerta.
    Boas criações. Cumprimentos,

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    As dicas que me deu já estão a dar fruto .O meu muito obrigado. Mário Costa

    ResponderExcluir
  10. Sr. Mário Costa que tudo continue a correr bem! Sempre ao dispor. Cumprimentos.

    ResponderExcluir