13 março 2012

Diamantes Mandarim - Criações 2012.

Este ano, por vários motivos, começamos com a criação de Diamantes Mandarim um pouco mais tarde. Temos 14 casais a criar em colónia e todos eles estão em fase de criação, sendo que já existem muitos passarinhos novos nos ninhos.
Apesar de não ter sido intencional o atraso nas criações, o mesmo tem dado bons frutos, já que normalmente em anos anteriores as primeiras posturas, em termos de nascimentos, eram mais fracas que este ano.
Todas as crias já nascidas encontram-se sempre com o "papo" cheio, sinal de que tudo estará a correr bem.
Os nossos Diamantes Mandarim adoram fazer os ninhos com palha seca que apanhamos nos campos. Elaboram ninhos de forma diferente, uns preferem encher as caixas quase até cima, outros preferem fazer o ninho o mais fundo possível e no ano passado vimos duas fêmeas fazerem os seus ninhos na mesma caixa, ou seja, a caixa estava dividida a meio (linha de encontro da elaboração dos dois ninhos) e cada uma colocou os seus ovos em seu ninho. Durante a noite pernoitavam na caixa as duas fêmeas (1 branca e 1 castanha) e o macho (bochecha negra).
Os passarinhos estão sempre a surpreender-nos!
A criação em colónia dá-nos a conhecer muitos momentos espectaculares, como ver uma mãe a alimentar vários filhotes, sendo que alguns deles não são dela (isto já na fase em que as crias se encontram fora dos ninhos).
Um breve até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário